Faltando menos de 10 dias para o começo do FFWS (Free Fire World Series), o assunto mundial já está entre os mais comentados do momento na comunidade. Dessa forma, trouxemos algumas informações sobre a competição mais icônica do Battle Royale da Garena.
FFWS: História e marcos da competição
A primeira edição do mundial de Free Fire foi realizada em 2019, quando ainda recebia o nome de Free Fire World Cup (FFWC) e chegou ao fim com o título da Evos Divine. Entretanto, esse foi a único split que a competição recebeu tal nomeação.
Se por um lado a GPS Veteranos e a Red Canids Calunga, que eram as representantes brasileiras não conseguiram o título coletivo, eles foram recompensados com a premiação de MVP (Most Valuable Player) ao Kroonos, destaque daquele time da GPS.
Já na segunda edição, a organização do campeonato promoveu uma troca no nome, e foi aí que o evento passou a ser chamado de Free Fire World Series (FFWS). O segundo mundial de Free Fire até hoje é o mais marcante para os brasileirinhos, principalmente para a nação corinthiana.
Apesar da irregularidade inicial, o Corinthians FF protagonizou uma das viradas mais históricas e marcantes dos eSports, colocando seu nome na história da competição e espalhando as cores do Brasil pelo mundo todo.
Até os tempos atuais, essa é a única conquista do país no evento. Muito dessa falta de títulos dos times brasileira em mundiais deu-se pela crescente da região asiática. Depois da primeira conquista em 2019 com a Evos Divine, a região não teve seus principais representantes na edição seguinte e se afastou momentaneamente dos holofotes.
No entanto, as próximas edições serviram como exemplo de toda a capacidade dos times asiáticos, com a Evos Phoenix campeã em 2021 e a Attack All Around sendo coroada em 2022, após superar a própria EP, que ficou com o vice-campeonato.
Com as conquistas recentes, os asiáticos se estabelecem como a grande força no Free Fire. Porém, a 5ª edição do FFWS promete ser uma grande oportunidade para as equipes acabarem com essa hegemonia asiática em mundiais.
A Attack All Around, atual campeã mundial, se complicou em sua liga nacional e se quer conseguiu se classificar para essa season, caso semelhante ao da sua rival local, que também quase fica fora do mundial em seu país, mas se ergueu no último instante e terá que passar pelo Play-In para ter acesso a final.
Todas as campeãs mundiais do FFWS e FFWC
- 1ª edição (FFWC 2019): Evos Divine
- 2ª edição (FFWS 2019): Corinthians
- 3ª edição (FFWS 2021): Evos Phoenix
- 4ª edição (FFWS 2022): Attack All Around
Dito isso, essa edição promete ser um dos mundiais menos “hypados” de todos os tempos e não terá participação de equipes renomadas no cenário internacional e até de duas campeãs mundiais.
Sendo assim, essa será a grande oportunidade das equipes colocarem seus nomes na história, ao serem campeãs do maior campeonato de Free Fire do mundo.
Veja também:
- CEO dos Coringas fala sobre contrato e descarta saída do Fubuki
- Corinthians vence a categoria “Melhor do Brasil em Esports” pelo Prêmio Ibest
A Vivo Keyd surge com grandes chances de título, principalmente se levar em consideração o feito deles na LBFF 8, que é um dos campeonatos mais equilibrados do cenário de forma esmagadora, lembrando muito a performance da Evos Phoenix em 2021.