A atualização de agosto chegou ao Free Fire na última quinta (10). Como todos já estão carecas de saber, as atualizações servem para trazer melhorias aos jogos, como também para mudar suas respectivas dinâmicas.
Nessa atualização de agosto, o impacto ocorreu de forma mais contundente nos rush. Geralmente, a Garena traz uma nota da atualização nomeando todas as mudanças que ocorreram, porém, algumas modificações acabam passando despercebidos, mas não aos nosso olhos.
Novidades “secretas” da atualização de agosto do Free Fire
As “novidades secretas” da OB40 ocorreram, em sua maioria, na mecânica do Free Fire. Aqui iremos nomear – de forma resumida – algumas mudanças dessa atualização de agosto. Confira a seguir as novidades secretas da nova atualização:
Velocidade do personagem
Os olhos mais atentos perceberam de cara a mudança na velocidade dos personagens. Isso mesmo, nessa atualização a velocidade de corrida máxima foi diminuída e por isso o destaque no provável sofrimento maior nos rush.
Delay de pulo
Outra mudança na mecânica foi detectada no famoso “delay de pulo”. Sempre que o personagem cai ou pula de uma determinada altura, o boneco faz a animação de flexionar os joelhos para então voltar a ficar de pé.
Nesse período, não é possível realizar nenhum movimento, ou seja, o personagem fica momentaneamente inerte, porém, nessa atualização esse “delay de pulo” foi reduzido.
Abaixar
Uma alteração notável, mas talvez menos impactante, foi na abaixada. O movimento de abaixar faz total diferença em uma trocação de perto, para buscar um cover (proteção) mais baixo e também é uma excelente alternativa para o controle total. Esse recurso também foi modificado.
Mudanças em Peak, Hangar e Factory

Saindo um pouco da mecânica, vamos falar das alterações nos mapas. Acho que não é necessário pontuar a mudança na cidade de Peak. A enorme mansão no meio do mapa de Bermuda fala por si só e essa alteração também consta nas notas da atualização.
Por outro lado, Peak não foi a única cidade a ter alterações. Quem joga Contra Squad sabe do impacto que aquele “batente” na cidade de Hangar ocasionou mas partidas. Aquele posicionamento explorando as laterais é bastante arriscado, mas causa bom impacto se bem explorado.
Veja também:
- Nobru desabafa sobre ano do Fluxo no competitivo e reformulação nos Crias
- Lidoma emite comunicado oficial sobre ocorrido com Team Thurzin
O seu maior counter eram os topos das estruturas e o preciso em mira. Entretanto, a Garena removeu esse “batente” e remodelou a cidade. Uma mudança mais discreta e quase imperceptível aconteceu em Factory.
As entradas principais tiveram um leve deslocamento e ampliação. Já dentro da fábrica, a parte superior se tornou mais baixa e com menos cover, dificultando um pouco a vida dos “campers”.
AirDrops no Contra Squad
Falando em CS, os AirDrops agora fazem parte do modo, se fazendo presente em todos os mapas. Diferente do mapa aberto ou battle royale, os AirDrops do Contra Squad vão se materializando a medida em que o jogador fique próximo do seu raio amarelo central.