No último sábado (9), foi ao ar uma reportagem do Band Esporte Clube, programa da renomada emissora Band que traz reportagens, entrevistas, quadros e pesquisas sobre todos os esportes, onde mencionaram a LOUD como a maior organização brasileira de esports.
Qual é a maior organização de esports do Brasil?
Esse título de maior organização do Brasil é algo que gera inúmeros debates nas comunidades de esports. São diversos critérios e pontos que entram na discussão, o que torna uma definição exata e justa ainda mais complicada.
O tempo em evidência nos esports, títulos em cenários diferentes, títulos tidos como mais relevantes, tudo isso é conflitante, pois não há algo pré-estabelecido para tomar como “vias de regra”. Dessa forma, muitas organizações são intituladas como a maior, mas nenhuma ainda teve um consenso geral (ou oficial).
Um dos exemplos mais claros disso é a paiN Gaming, que se seu auto-intitula a maior organização da América Latina em seus perfis nas redes sociais. No entanto, apesar de ter apenas 4 anos de criação (fundada em 2019), o nome da LOUD vem ganhando cada vez mais força nesse sentido e isso foi evidenciado nessa última semana.
LOUD maior organização brasileira de esports e dinastia no LOL
No sábado, 9 de setembro, um pouco antes do feito histórico da conquista do tricampeonato consecutivo no CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends), foi ao ar uma reportagem no Band Esporte Clube e durante o programa, a LOUD foi citada como a maior organização do Brasil.
Confira o vídeo com um trecho da reportagem. Reportagem completa abaixo:
O título do CBLOL 2 split de 2023, inclusive, fez a LOUD empatar em número de conquistas nacionais com a paiN Gaming e isso com apenas 3 anos no competitivo de LoL contra 12 dos tradicionais. Esse feito da organização esmeraldina pode ter colocado um ponto final na discussão.
A LOUD iniciou sua trajetória nos esports em 2019 e rapidamente se estabeleceu como referência na criação de conteúdo. Já na parte competitiva eles deixavam um pouco a desejar, o que era motivo de gozação entre torcidas rivais.
Contudo, a organização esmeraldina virou a chave e se tornou uma potência também na área esportiva. Seu primeiro título em competições oficiais veio aparecer apenas em 2020, com a conquista da Copa América no Free Fire, mas foi em 2022 que a ”dinastia” começou.
Oriunda do Free Fire, a LOUD leva consigo uma legião de fãs e em 2021 começou a buscar expandir sua marca para outros jogos. O primeiro passo foi dado no CBLOL e posteriormente no Valorant. Atualmente, a organização esmeraldina está presente em 3 jogos: Free Fire, Valorant e LoL e, curiosamente é multi-campeã em todas as modalidades.
Histórico de conquistas
Com um bicampeonato na LBFF (Liga Brasileira de Free Fire), Copa América, campeã mundial, bicampeã nacional e um continental no Valorant e um tricampeonato no CBLOL no currículo, desbancando, com propriedade, sua maior rival, a LOUD já soma 10 títulos oficiais.
Veja também:
- Treinador campeão da NFA encerra sua carreira no Free Fire
- Honor of Kings recebe novo mercenário, Allain
Todas essas conquistas já colocavam a LOUD entre as maiores organizações do Brasil e do mundo, mas ter se tornado a única equipe a vencer 3 títulos consecutivos no CBLOL a fez subir ainda mais seu patamar e isso a colocou no mais alto lugar no ranking de maior organização brasileira de esports.
Por fim, vale ressaltar que a reportagem foi publicada antes da final do CBLOL 2023 2 split entre paiN Gaming e LOUD. Para assistir a reportagem completa clique aqui.