Copa AFG na Arena AfroGames no Cantagalo surpreende a todos e se posiciona como referência gamer no Rio de Janeiro

Vigário Geral e Complexo da Maré emocionaram os mais de 500 convidados presentes nas finais de Valorant, Free Fire e EA

A Arena AfroGames no Cantagalo sediou, nesta quarta-feira (31), a tão aguardada Final da Copa AFG, promovida e realizada pelo AfroReggae. O evento surpreendeu pelo expressivo público, como também pela qualidade de sua produção e estrutura de ponta.

 

A iniciativa destaca a urgência de incluir jovens de favelas, áreas periféricas e grupos estigmatizados no universo dos jogos eletrônicos. Essa inclusão, além de ser uma necessidade social, é vital para o desenvolvimento do setor, conforme evidenciam pesquisas que destacam a importância da diversidade para o desenvolvimentoO evento teve a presença de William dos Prazeres, mais conhecido como Blackwill, renomado apresentador de games e esports, figura inspiradora para diversos jovens negros. A grande final da Copa AFG também contou com a presença de Bryan Sant, influencer com mais de 2 milhões de seguidores no TikTok e mais de 900 mil no Instagram, morador da Cidade de Deus, conhecido por compartilhar sua rotina como motoboy de forma engraçada e

Os participantes do AfroGames passam por um ano de preparação em jogos com títulos acessíveis, programação, design de jogos e curso de inglês, preparando-os para o mercado profissional.

 

As finais de Free Fire, EA Sports FC e Valorant foram momentos intensos, entremeados por premiações, quizzes e showmatches, que proporcionaram uma experiência completa aos espectadores que acompanharam todo o espetáculo através da Twitch, como as mais de 500 pessoas que estiveram presente na Arena durante às sete horas de evento. Vigário Geral se consagrou campeão no Free Fire, enquanto o Complexo da Maré triunfou nas modalidades de Valorant e EA Sports FC (Fifa).

 

“A Copa AFG veio mostrar que ninguém deve duvidar do sonho de um jovem favelado.” destacou Carlos Azevedo, Coordenador do AfroReggae.

 

Danilo Costa, Diretor Executivo do AfroReggae, ressalta: “O objetivo da Copa AFG é dar visibilidade a todos esses talentosos jovens negros, moradores de favela e áreas periféricas, conectando pessoas em uma competição saudável e rica em oportunidades.”

 

 

A parceria entre o AfroGames e a IHS Tower, líder em infraestrutura de telecomunicações, é um passo significativo na busca por oportunidades e acessibilidade. O projeto é desenvolvido em contrapartida ao Antenar, que visa levar internet de alta velocidade para áreas densamente povoadas, conectando comunidades e quebrando barreiras de acesso à informação.

 

A iniciativa tem apoio ainda da DT3, líder em cadeiras gamers, e da Ambev, empresas que mantêm sólida relação com o Grupo Cultural AfroReggae, reforçando o compromisso com a promoção do evento.

 

Estrategicamente localizada no Cantagalo, coração da Zona Sul Carioca, a Arena AfroGames destaca-se como um espaço inclusivo e comunitário. Recentemente reformada peloGoverno do Estado do Rio de Janeiro, consolidou-se como parte integrante de iniciativas sócio comunitárias e governamentais.

 

A Copa AFG também faz parte das comemorações dos 31 anos de extensa atuação social que o AfroReggae completou no último dia 21 de janeiro. Mantendo firme sua missão de promover conexões e oportunidades que elevem a diversidade nos mais variados setores da sociedade, a realização da Final da Copa AFG representa um marco no reconhecimento dos esports como uma alternativa promissora no desenvolvimento de jovens.

 

 

SOBRE O AFROREGGAE

 

Com mais de 30 anos de atuação, o AfroReggae sempre se destacou pela inovação de suas ações. Desde o início, utilizamos a arte e a cultura como ferramentas de transformação social e, com o tempo, incorporamos a tecnologia e a geração de renda como instrumentos adicionais de superação.

 

A integração dos jogos eletrônicos como novas ferramentas de transformação demonstram nossa adaptabilidade e compromisso contínuo. Essa abordagem permite expandir o nosso alcance, maximizando o impacto social que, consequentemente, proporciona a melhoria da qualidade de vida nas comunidades urbanas, assim, pavimentando o caminho para um ambiente mais equitativo e solidário.

 

Seguimos com a missão de construir conexões que superem diferenças e fortaleçam a cidadania, com um foco especial na inclusão de pessoas negras, moradoras de favelas e áreas periféricas, membros da comunidade LGBTQIAPN+ e outros grupos historicamente minorizados.

 

AfroReggae se orgulha de ter sido o produtor de projetos de grande sucesso em diferentes continentes, incluindo Europa, Ásia e África. Essa presença global reforça nossa visão e expande nosso impacto, permitindo, assim, o compartilhamento de aprendizados e experiências em uma variedade de contextos culturais.

 

Enquanto miramos no futuro, nos concentramos em produzir conteúdo que ampliem nossa mensagem, agregando valor significativo aos nossos parceiros, oferecendo oportunidades estratégicas de marketing, branding, e ações de boas práticas e padrões nas operações de um negócio consciente, sustentável e corretamente gerenciado (ESG), juntos criamos um impacto social verdadeiro e valor empresarial integrado.

 

 

SOBRE O AFROGAMES

 

AfroGames destaca-se como uma iniciativa inovadora ao utilizar jogos eletrônicos como instrumento de transformação social. A gamificação promove uma competição saudável, oportunidades de colaboração, compartilhamento de estratégias e construção de laços sociais. Esses aspectos fortalecem não apenas o desempenho nos jogos, mas também promovem o convívio e a formação de uma comunidade mais forte. Focado em títulos acessíveis como Free Fire, Valorant e Fortnite, o projeto oferece oportunidades e diversifica o setor.

 

Além dos games, os participantes podem se inscrever em cursos de programação e design de jogos, proporcionando alternativas de renda para suas famílias. Adotando uma abordagem prática e inclusiva, o AfroGames compartilha conhecimentos técnicos, oferecendo cursos de inglês obrigatório para todos os participantes, além de promover a formação humana e social por meio de atividades de materiais e sustentabilidade. Essas iniciativas contribuem para o desenvolvimento integral dos participantes, moldando não apenas jogadores, mas também líderes e profissionais preparados para se destacarem em uma sociedade em constante desenvolvimento.

 

Presente nas favelas do Morro do Timbau, Nova Holanda (no Complexo da Maré) e em Vigário Geral, o AfroGames, com seu formato flexível, permite a expansão, ampliando seu impacto em mais comunidades. Desde 2018, o AfroGames já impactou mais de 5 mil famílias.

 

 

SOBRE O AFG E-SPORTS

 

O AFG Sports conta com times competindo em Free Fire, Fortnite e Valorant, consolidando sua presença em diferentes modalidades. Os times são compostos por uma identidade única, destacando-se pela sua diversidade e pela inclusão de pessoas negras, moradores de favelas e áreas periféricas. São jovens que têm a oportunidade de assumir o protagonismo de suas vidas, desafiando estereótipos e inspirando a próxima geração de jogadores profissionais.

 

Instalado no Centro Cultural Waly Salomão em Vigário Geral, o AFG Sports se destaca como o primeiro Centro de Treinamento em e-Sports em uma favela no mundo. Equipado com salas de treino, streaming e espaços dedicados a jogos mobile, esse é o ambiente onde os talentos se transformam em competidores profissionais.

 

Recrutados principalmente por meio das aulas do AfroGames, os talentos que compõem o AFG Sports formam uma equipe obstinada a competir e vencer. Com um compromisso sólido com a inclusão, o projeto forma times que refletem a verdadeira diversidade da sociedade. Entre os novos desafios da AFG Sports está a inclusão de mulheres, com a criação de times mistos e até exclusivos de garotas.

 

Para garantir que os e-atletas desempenhem bem suas atividades, esses recebem uma bolsa equivalente a um salário mínimo, fazem curso de inglês, que é obrigatório, e podem contar com acompanhamento psicológico e treino físico. Nos próximos anos, o objetivo é vencer os principais torneios de games no eixo Rio – São Paulo.

 

 

SOBRE A ARENA AFROGAMES

 

Situada no Morro do Cantagalo, Zona Sul do Rio de Janeiro, a Arena passou por uma grande reforma, consolidando-se como um espaço multifuncional. Apesar de seu enfoque na realização de eventos de RPG e jogos eletrônicos, a Arena possui capacidade para realização de eventos de diversos formatos.

 

Inspirada nos principais torneios de jogos eletrônicos, a Copa AFG, idealizada para ser realizada na Arena AfroGames, possui potencial para atrair competidores e entusiastas de todo o país. O evento não apenas eleva o padrão da competição, como também enriquece a programação da Arena, proporcionando uma experiência única para participantes e espectadores.

 

O espaço foi projetado ainda para servir como um centro de treinamento em e-sports, oferecendo suporte para times residentes e para a realização de cursos gamer no formato mobile, ampliando o acesso dos jovens e promovendo a experimentação com os jogos eletrônicos.

 

Essa iniciativa promove o aprendizado, assim como estimula a participação ativa da comunidade, contribuindo para o desenvolvimento e a consolidação de marcas e da cultura dos e-sports na região.

 

Veja também: